Viagem ao coração do universo da Rolex
Hans Wilsdorf estava intimamente convencido da capacidade do ser humano para inovar e para buscar a excelência.
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Hans Wilsdorf estava intimamente convencido da capacidade do ser humano para inovar e para buscar a excelência.
Publicado em 9 de abril de 2024
Quase 120 anos após a criação da marca, o espírito de seu fundador está mais do que nunca presente, desde a fabricação dos relógios até os compromissos da Rolex pelo mundo.
Desde suas origens, a história da Rolex tem sido marcada pela busca pela perfeição, pelo desejo de ir sempre além.
No início do século passado, um empreendedor visionário, então estabelecido em Londres, estava prestes a se impor somente com sua vontade. Seu desafio? Tornar conhecido no mundo relojoeiro da época um nome ainda obscuro: Rolex. Um nome totalmente novo – inventado em 1908 – que em poucas décadas viria a tornar-se uma das marcas de maior reputação no mundo. A dificuldade, à primeira vista, parecia insuperável: é assim que, em suas memórias, Hans Wilsdorf se lembrava dos inícios de sua empresa.
Naquela época, Hans Wilsdorf não tinha muitas posses. Em compensação, ele tinha qualidades inestimáveis: visão, perseverança e uma extraordinária capacidade de trabalho. Órfão desde os 12 anos de idade, com nada além de sua determinação de superar todos os obstáculos, Hans Wilsdorf seria o inventor do primeiro relógio de pulso impermeável com corda automática por rotor Perpetual do mundo, um relógio que hoje se tornou referência em matéria de qualidade e prestígio.
“Complicado demais, frágil demais, inadequado demais”, repetiram-lhe várias vezes naquela época. No entanto, graças às suas crenças firmemente enraizadas, Hans Wilsdorf conseguiu a façanha audaciosa de impor o relógio Rolex – o Oyster Perpetual – como o arquétipo do relógio impermeável, preciso e robusto, capaz de resistir a todas as situações. Mas ele não era somente o visionário que deu aos relógios Rolex suas características técnicas e estéticas fundamentais. Sua busca constante pela perfeição era acompanhada de uma grande generosidade e de uma fé inabalável no ser humano.
Manufatura independente e verticalizada, a Rolex dispõe de um parque industrial que reúne inúmeras áreas de conhecimentos. Relojoeiros, engenheiros, designers e outros especialistas colaboram estreitamente na concepção e na fabricação dos relógios. A cultura da empresa repousa sobretudo em valores humanos, que colocam seu know-how e suas habilidades interpessoais no centro das diferentes atividades.
A Rolex engloba diversos ofícios diferentes, exercidos por mulheres e por homens que são, cada um deles, especialistas em sua área de atividade. A empresa projeta e fabrica a maioria de seus componentes – da fundição das ligas de ouro à montagem dos elementos do mecanismo, da caixa, do mostrador e da pulseira, passando pela usinagem, pelo acabamento e pela cravação. Ela também coloca à disposição suas habilidades ao redor do mundo todo, graças a uma rede excepcional de serviços pós-venda.
Para garantir a continuidade de seu know-how, a Rolex dispõe de seu próprio centro de formação, único em seu gênero. Dedicado ao afloramento de talentos e ao desenvolvimento de seus empregados, esse centro, sediado em Genebra, oferece uma formação contínua aos colaboradores e gerentes da empresa, além de assegurar o treinamento de aprendizes. Espaço de compartilhamento de saberes e especialidades, ele tem por missão assegurar o futuro segundo os valores da marca.
A coleção Oyster Perpetual ganhou corpo a partir do sucesso do Oyster original, apresentado em 1926. Primeiro relógio de pulso impermeável do mundo, com arquitetura de caixa patenteada, ele desempenhou um papel pioneiro no desenvolvimento dos relógios de pulso modernos. Ao longo dos anos, ele tem sido o portador de muitas outras inovações – entre as quais a corda automática por rotor Perpetual (1931) – que definiram a identidade dos modelos da coleção e forjaram a reputação de excelência da Rolex, que se baseia, entre outros fatores, na precisão cronométrica de seus relógios e em sua confiabilidade.
O Oyster foi sendo gradualmente apresentado em uma coleção de relógios com novas funcionalidades e tecnologias inovadoras. Os fundamentos desse arquétipo da relojoaria se encontram em todos os relógios, que compartilham uma forte identidade visual. Hoje, a coleção é constituída por 12 linhas divididas em duas categorias. Relógios Clássicos, como o Datejust e o Day-Date, e relógios Profissionais, tais como o Explorer e o GMT-Master II.
Pioneira do relógio de pulso moderno, ela está na origem de numerosas inovações importantes no campo da relojoaria. Ela depositou mais de 600 patentes ao longo de sua história.
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